No momento em que recebemos o Batismo, Deus colocou em nosso coração a semente da fé. Cabe a cada um de nós cuidar, proteger, alimentar, para que a nossa fé cresça e produza frutos.
“Creio, Senhor, mas aumetai a minha fé”.
A Campanha da Fraternidade deste ano nos convida a refletir sobre a necessidade de organizar o mundo de acordo com a nossa fé: “As atuais dinâmicas econômicas internacionais, caracterizadas por graves desvios e disfunções, requerem profundas mudanças inclusive no modo de conceber a empresa”.
Só a fé em Deus nosso Pai pode nos levar a agir como irmãos.
Viver a fé não é apenas frequentar a Igreja e fazer devoções pessoais. É agir no mundo de acordo com o modelo de vida que Cristo nos apresentou.
Ajudai-nos, Senhor, a viver nosso compromisso cristão em todos os lugares.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (9,18-26).
18. Falava ele ainda, quando se apresentou um chefe da sinagoga. Prostrou-se diante dele e lhe disse: Senhor, minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe-lhe as mãos e ela viverá.
19. Jesus levantou-se e o foi seguindo com seus discípulos.
20. Ora, uma mulher atormentada por um fluxo de sangue, havia doze anos, aproximou-se dele por trás e tocou-lhe a orla do manto.
21. Dizia consigo: Se eu somente tocar na sua vestimenta, serei curada.
22. Jesus virou-se, viu-a e disse-lhe: Tem confiança, minha filha, tua fé te salvou. E a mulher ficou curada instantaneamente.
23. Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus os tocadores de flauta e uma multidão alvoroçada. Disse-lhes:
24. Retirai-vos, porque a menina não está morta; ela dorme. Eles, porém, zombavam dele.
25. Tendo saído a multidão, ele entrou, tomou a menina pela mão e ela levantou-se.
26. Esta notícia espalhou-se por toda a região.
Reflexão
O Evangelho nos ensina que a graça de Deus é comunicada de pessoa a pessoa, entre pessoas que cultivam a fé. Vejamos bem:
Um chefe religioso veio a Jesus e fez um pedido:
“A minha filha acaba de morrer! Venha e coloque as mãos sobre ela para que torne a viver”.
Aquele homem é religioso e sabe que Jesus tem o poder de Deus e pode devolver a vida para sua filha. Jesus se coloca a caminho da casa daquele homem.
Mas no meio do caminho aparece uma mulher que também precisa de sua ajuda.
Essa mulher estava com uma hemorragia há doze anos. Ela pensava: “Se pelo menos eu conseguir tocar na roupa dele eu ficarei curada”.
Sua fé fez com que ela fosse ao encontro de Jesus, passasse pelo meio da multidão e tocasse o manto do Filho de Deus. Na mesma hora ela ficou curada. Jesus sentiu a grandeza da fé daquela mulher e lhe disse:
“Coragem, minha filha! Você foi curada porque teve fé”.
E ao chegar à casa do homem que lhe havia chamado devolveu a vida para aquela menina que todos consideravam como morta.
Para Deus nada é impossível!
Muitas pessoas dizem ter fé, mas vivem isoladas, não participam da comunidade e com isso vão ficando vazio. Sabemos que o alimento da fé é a oração, mas a graça de Deus nos vem pelos meios que o próprio Cristo nos deixou: Os sacramentos, as bênçãos, a vida em comunidade.
A mesma fé que nos dá confiança na proteção divina, nos move também a levar aos outros a graça de Deus que liberta e salva.
Quem vive a fé e a comunhão com Cristo, pode ser tembém canal da graça de Deus, para os irmãos e as irmãs que mais necessitam do socorro divino.
Oi Aline!
ResponderExcluirÉ um prazer te conhecer...
Seu BOLG é lindo e movido pela graça da FÉ!
Espero que possamos trocar muitas idéias e estarmos sempre na companhia do nosso Senhor JESUS!
Beijos
Rafael Araújo Rocha