segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A vida nova em Cristo.


A vida nova em Cristo.

Pai querido, conscientes de que Cristo nos libertou, nós queremos segui-lo. Fortalecidos pela vossa graça, vossa presença em nós, comprometemo-nos o diálogo fraterno, reconhecendo nosso próximo como o mais importante. Em especial, desejamos ser sinal de vossa ternura para as pessoas com deficiência, pobres, sofredoras e aflitas, vivendo em alegre partilha de amor, o mandamento maior. Amém.

· A vida nova em Cristo e a identidade católica

“ Se alguém está em Cristo, é criatura nova”

(2Cor 5,17a).

Vivemos um tempo de mudanças radicais. Os problemas sociais se agravam com a diversidade de comportamentos. Cada um julga possuir a verdade. É comum a pessoa definir valores e normas por conta própria e adotar a sua moral pessoal.

O discípulo de Jesus, porém, não cria valores e normas. Ele os recebe da Igreja e os vive de modo consciente e responsável.

A Igreja, por sua vez, os fundamenta na Sagrada Escritura, na Tradição e na Lei natural, estabelecendo um diálogo fecundo com os diversos campos do saber e da cultura, para compreender melhor a natureza humana, a vida social e os desafios contemporâneos.

A moral cristã é expressão da adesão a Jesus Cristo e se manifesta na prática dos valores evangélicos: caridade, fraternidade, justiça, misericórdia, solidariedade, defesa da vida e da dignidade da pessoa. Portanto, não deve ser vista como um conjunto de normas sem sentido ou um código frio de leis e de proibições.

A conduta do discípulo de Jesus é a realização, na sua vida, das palavras e atitudes do Mestre. A fé que professa e celebra é alimentada na comunidade e concretizada no seu cotidiano. Vida nova em Cristo é graça de Deus, que frutifica em nossa participação na construção da história.

Viver em Cristo é não se acostumar e nem se acomodar às estruturas injustas da sociedade, mas transformar o próprio jeito de pensar e de agir, discernindo o que é bom e agradável a Deus na busca constante do processo de conversão.

Cristo é p caminho; segui-lo, significa buscar a vida plena, a realização do Reino. A fidelidade criativa e responsável a Jesus é o dom precioso oferecido por Deus, ao qual devemos responder com a nossa vida. Tal resposta é chamada a ser uma atitude amorosa, agradecida, capaz de multiplicar e distribuir o bem que ele nos legou.

Texto do livro: Sou Católico - Vivo minha Fé ( Publicações da CNBB Subsídio 2 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

Recent

Random