terça-feira, 23 de março de 2010

Unidos, como irmãos e irmãs, serviremos ao Senhor!

1574 Prezados irmãos e irmãs, nesta Campanha da Fraternidade, realizada de forma ecumênica, queremos celebrar a união de todas as pessoas que creem em Jesus, o Filho amado de Deus e aprender com ele a promover a fraternidade no mundo.

Quem crê em Jesus deve guardar o seu mandamento fundamental: “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”!

Entre as diversas confissões de fé podem haver diferenças na forma de celebrar e nos costumes. Mas, se cremos no mesmo Deus de amor revelado por Jesus, então teremos a nossa identidade na prática do amor.

Nisso conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros como eu vos tenho amado”.

O lema da Campanha da Fraternidade deste ano deve ficar gravado em nossos corações como um alerta constante:

Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (8,19-21).

19. A mãe e os irmãos de Jesus se aproximaram, mas não podiam chegar perto dele por causa da multidão.

20. Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ve.”

21. Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em pratica.”

Rever a nossa missão

Sabemos que com essas palavras, Jesus não está menosprezando a sua família de laços sanguíneos, mas está ampliando a sua família.

Ele fala da família divina que tem Deus como Pai e, portanto, sõa ligados não pelo sangue, mas pela escuta da Palavra e pela vivência da fé.

Minha mãe e meus irmãos são todos os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.”

Queremos hoje pedir perdão a Jesus e aos irmãos pelas vezes que, em vez de promover a fraternidade entre os que creem em Jesus, perdemos tempo criando divisões por pequenas coisas.

Senhor, aumentai a nossa fé e fortalecei o nosso amor fraterno.

A história cristã é, infelizmente, marcada por infidelidades e interpretações diversas de como a fé se relaciona com as decisões econômicas, com a forma de apropriar-se de terras e de bens, com o exercício do poder, as maneiras de viver, o bem-estar, a relação com os pobres.

Mas a verdadeira fé nos leva ao compromisso de solidariedade, especialmente para com os mais necessitados.

As pessoas de fé verdadeira oram a Deus e voltam seu pensamento e sua ação para as condições dos pobres e desprotegidos, daqueles que são negligenciados ou maltratados pelos poderes dominantes na sociedade.

O meu Pai amará aquele que me ama, e eu também o amarei e lhe mostrarei quem sou”.

Toda a vida de Jesus foi um testemunho de simplicidade no uso dos bens materiais, de solidariedade com os pobres, de distribuição gratuita dos dons de Deus.

Dai-nos, Senhor, da vossa simplicidade e assim seremos mais fraternos.

Sagrado_cora_o_De_Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

Recent

Random