quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ao estilo de Jesus

jo06_35_40O texto evangélico de hoje, não sem influência dos Evangelhos sinóticos, é um comentário à cena que o precede imediatamente. Sendo o Mestre e o Senhor, Cristo humilhou-se até a um gesto de escravo: lavar os pés aos Seus discípulos. “Dei-vos o exemplo para que façais o que eu fiz convosco. O servo não é maior que o amo, nem o enviado maior que quem o enviou. Se compreenderdes isto, sereis felizes se o puserdes em prática”.
Jesus levou ao cúmulo os gestos fraternais de serviço que propõe aos seus discípulos, pois fez-se escravo inclusivamente de quem ia atraiçoá-lo daí a poucas horas.
Reivindicar este título divino “eu sou”, em semelhante contexto de traição e morte, é muito significativo, pois une a revelação da Sua divindade com a máxima humilhação de si mesmo.
O Deus que Jesus revela na Sua Pessoa não é um deus prepotente e dominador, mas um Deus humano, um Deus que ama, que sofre, que morre num gesto de serviço e de amor aos seus.
Deus é amor, diz São João; e a medida do amor é amar sem medida. A medida da grandeza divina de Cristo não é o poder, mas o serviço e a entrega de si mesmo até à morte, fazendo-se o homem para os outros. Por este caminho de submissão e de humilhação alcançou a vida imortal e gloriosa aquele que veio servir e não para ser servido. Igualmente, como afirmou Jesus repetidas vezes, a medida paradoxal da grandeza do seu discipulado será também fazer-se o último e o servidor de todos.
O cristão comprometido que pensa, fala e atua como Cristo participará necessariamente no Seu destino de humilhação e de glória. Seguir o exemplo de Jesus não é repetir ritos, mas atitudes: amor e serviço, entrega e renúncia, obediência e autossubmissão. Amor e serviço soam mais positivamente que sacrifício e renúncia, mas este último indica, com realismo, o caminho a percorrer para o primeiro. O amor sincero e o serviço alegre, ao estilo de Jesus, têm de ser o modo de presença do cristão e da Igreja no nosso mundo e sociedade.
Padre Pacheco 

Comunidade Canção Nova

Se compreendesses o dom de Deus
Adriana
Composição: Irmã Glenda

Se compreendesses o Dom de Deus, 
Se compreendesses o amor que Deus tem por ti 
Se descobrisses o que Ele quer te presentear

Se compreendesses como te amo, 
Se compreendesses como te amo 
Deixarias de viver sem amor 

Se compreendesses como te amo 
Se compreendesses como te amo 
Deixarias de mendigar qualquer amor 
Se compreendesses como te amo, como te amo 
Serias mais feliz

Se compreendesses como te busco 
Se compreendesses como te busco 
Deixarias minha voz te alcançar 

Se compreendesses como te busco 
Se compreendesses como te busco 
Deixarias que te falasse ao coração 

Se compreendesses como te busco, como te busco 
Escutarias mais minha voz
Se compreendesses como te sonho 
Me perguntarias o que espero de ti 

Se compreendesses como te sonho 
Buscarias o que tenho pensado para ti 
Se compreendesses como te sonho, como te sonho 
Pensarias mais em mim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

Recent

Random