terça-feira, 18 de maio de 2010

Cristãos devem ter "linguagem comum", destaca secretário do Conic

"Para dar testemunho ao mundo, é preciso termos uma linguagem comum e nos reconhecermos como cristãos e irmãos uns dos outros", destaca o secretário geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), reverendo Luiz Alberto Barbosa (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB).
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (Souc) deste ano vai de 16 a 23 de maio e marca os 100 anos da Conferência Missionária de Edimburgo - que propôs a unidade dos cristãos para a missão - e tem como tema "Vocês são testemunhas dessas coisas" (Lc 24, 48).
"Hoje a missão das igrejas é interna, pois evangelizam por meio do testemunho de que o diálogo intra e inter-religioso é possível", afirma o presidente do Conic, pastor sinodal Carlos Möller, na carta destinada às igrejas-membro do Conselho sobre a Semana.

A Conferência [de Edimburgo] lançou o caminho para a unidade a partir do diálogo", explica o reverendo, que ressalta as dificuldades do diálogo há 100 anos e aponta as evoluções no caminho ecumênico.
"Há frutos maravilhosos, como a própria Semana, que tem crescido em todo o mundo. No Brasil, um gesto concreto foi a assinatura pelas igrejas-membro do Conic, em novembro de 2007, do Ato de Reconhecimento mútuo da Administração do Sacramento do Batismo - através do qual todas as igrejas [signatárias] reconhecem que o sacramento básico da unidade cristã é o Batismo e que não é preciso 'rebatizar'", exemplifica o secretário.
O
Concílio Vaticano II, através do Decreto Unitatis Redintegratio - sobre o ecumenismo -, indicou que a oração é a alma do movimento ecumênico. Nesse sentido, o reverendo Luiz Barbosa acredita que a oração deve ser uma constante na vida dos cristãos.
"A busca da unidade deve ser constante para que se possa dar testemunho ao mundo. E não existe unidade sem oração, que não deve ficar restrita a apenas essa semana. É preciso ter espírito da busca pela unidade. Pela oração, o Espírito Santo age e, com certeza, a unidade virá com mais rapidez', finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

Recent

Random